Que o sangue carrega nossa vida nas veias e artérias isso sabemos, mas o quanto estamos lembrando disso quando ouvimos e sabemos que alguém está precisando com urgência de doação de sangue?
Em alguns períodos do ano há uma baixa significativa nos hemocentros pelo país e todos os dias existem milhares de pacientes e pessoas que necessitam receber doação de sangue.
Em junho o mês tem a campanha que carrega a mesma cor, o vermelho, para chamar atenção, estimular e incentivar a doação. De acordo com informações do Ministério da Saúde, a cada 1 mil pessoas, apenas 16 delas são doadoras de sangue, o que significa 1,6% da população brasileira.
A campanha foi criada pela OMS para seguir sensibilizando pessoas e gerar a importância do gesto que é a doação em todas as pessoas, mostrar o quão é importante para salvar vidas e assim atrair mais doadores para esta causa e tornando-os doadores de sangue.
Para se tornar um doador é muito fácil, basta seguir as orientações: ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, não ingerir álcool e fumar próximo ao horário da doação, estar bem alimentado. Em casos de ter tido gripe, resfriado ou mesmo Covid, respeitar o tempo de 30 dias da recuperação.
O LBB incentiva e reforça sua participação na informação sobre a campanha do #JunhoVermelho.