O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existir um processo inflamatório e/ou infeccioso chamado uretrite. A análise da urina jato médio tem o objetivo de avaliar as condições da urina que está na bexiga, e não na uretra. Portanto, é importante que o material examinado não seja “contaminado” com o que estiver na uretra.
Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. A aspirina (AAS, ácido acetilsalicílico) interfere nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, pode diminuir os valores totais de tiroxina ou T4, um dos hormônios da tiróide. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Somente seu médico poderá suspender a medicação em uso.
Não. O fumo pode elevar a concentração dos ácidos graxos, da adrenalina, do glicerol livre, da aldosterona, do cortisol, entre outros.
Sim, pois não quebra o jejum.
Não. A cafeína pode induzir a liberação de epinefrina, que estimula elevação da glicose no sangue. Além disto, pode elevar a atividade da renina plasmática e a concentração de catecolaminas.
Claro. Alguns exames são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre, para que o diagnóstico seja evidenciado, caso exista uma infecção, por exemplo.
Sim, por exemplo, no de urina. Por isso o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se o exame for de sangue, pode-se realizar sem nenhum problema.
Sim, especialmente o de triglicérides. Pequenas quantidades são suficientes para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.
É a que você costuma comer no seu dia-a-dia. Portanto, essa instrução significa apenas o seguinte: não mude a alimentação.
Não. O tempo de jejum varia de acordo com o exame. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já glicemia e triglicérides exigem que você fique várias horas sem comer.
O esforço físico pode causar aumento da atividade sérica de algumas enzimas, como a creatinoquinase (cpk), a aldolase e a aspartato aminotransferase (tgo), pelo aumento da liberação celular. Esse aumento pode persistir por 12 a 24 horas após a realização de um exercício. Os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições basais.
O hematoma é o extravasamento de sangue para fora da veia. Ele pode ocorrer em determinadas situações, tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção; e paciente usando algum medicamento que altera a coagulação do sangue, entre os quais a aspirina.
Antibiograma é um exame cuja finalidade é verificar quais são os antibióticos mais indicados para o tratamento da infecção causada pela bactéria detectada na amostra analisada. Por este teste, ficamos sabendo a quais antibióticos a bactéria é sensível, ou seja, será “atacada” pelo antibiótico.
Não. E não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para todos os tipos de exame de fezes. Para seu conforto, é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado, fornecido pelo laboratório.
Laxantes não devem ser utilizados para a coleta de fezes. A 1ª amostra do exame Parasitológico de fezes seriado deve ser colhida sem uso de laxante para que o material fecal possa ser avaliado macroscopicamente (para verificar presença de muco, pus, sangue etc.) e também para poder ser realizada uma técnica de pesquisa de larvas de um determinado parasita na qual há necessidade das fezes não estarem semi-líquidas/líquidas.