O Outubro Rosa é o movimento internacional de conscientização e prevenção do Câncer de Mama, o segundo tipo de câncer mais comum nas mulheres brasileiras e a primeira causa de morte por câncer na população feminina no Brasil.

O Câncer de Mama se caracteriza pela mutiplicação desordenada de células anormais da mama, que causam tumor com potencial para invadir outros órgãos.

O Outubro Rosa busca promover mais informação sobre a doença, sobre os serviços de disgnóstico e, principalmente, destacar a prevenção.

O autoexame de mama é indicado para todas as mulheres a partir dos 20 anos. Como as mamas podem ficar inchadas antes e durante o período menstrual, a recomendação é fazer o exame 7 dias depois do início do sangramento. No caso das mulheres que estão na menopausa, o ideal é escolher uma data fixa todos os meses.

Sintomas do câncer de mama:

• Vermelhidão na pele

• Alteração no formato dos mamilos e das mamas

• Nódulos nas Axilas

• Secreção escura saindo pelo mamilo

• Pele enrrugada, com aparência similar a uma casca de laranja

• No estágio avançado, aparecimento de ferimentos na mama

Fatores de risco do câncer de mama:

Fonte: Instituto Nacional do Câncer

O câncer de mama, assim como diversos tipos, pode ser prevenido com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e equilibrados, como:

Não fume

Mantenha o peso corporal adequado

Mantenha uma alimentação saudável

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

Pratique atividades físicas

Evite comer carnes processadas

Amamente

Evite a exposição a agentes cancerígenos

Você sabia que a detecção precoce é a sua maior aliada na luta contra o câncer de mama? Realizar exames preventivos e conhecer o seu corpo são ferramentas para detectar a doença em seu estágio inicial, quando as chances de cura do tratamento são maiores.

Em frente ao espelho, observe o bico do seio, a superfície e contorno das mamas. Levante os braços e note se, com o movimento, aparecem alterações no contorno e superfície das mamas.

A mão direita deve apalpar a mama esquerda e vice-versa. Faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.

Apalpe as axilas em busca de nódulos, dolorosos ou não. Se encontrar, procure um médico.

Comprima os mamilos da base a ponta em busca de secreções. Se houver, faça uma avaliação médica.

Importante:

Ao notar qualquer alteração, procure imediatamente o seu médico.